segunda-feira, 4 de junho de 2012





LIÇÕES DA NATUREZA

Recentemente assisti a um documentário sobre a Arara Azul de Lear. Esta ave de bela plumagem, quase extinta pela sanha de colecionadores e traficantes de animais, hoje é encontrada em apenas um lugar do planeta, a região de Jeremoabo-Canudos, sertão da Bahia. O que mais chama a atenção esta ave, que vive cerca de 70 anos, é que tanto o macho quanto a fêmea  são fieis um ao outro por toda a vida, ou seja, s e um dos dois for capturado ou morto, são dois espécimes que terão sua vida reprodutiva interrompida para sempre, o que dificulta ainda mais a sobrevivência da espécie.
O comportamento deste animal trouxe-me uma indagação inquietante: Se um animal é capaz de ser fiel até a morte, será que nós, seres humanos, também não somos? Até quando continuaremos com aquela “velha” mentalidade de que para ser “homem de verdade” é preciso ter varias mulheres? Até quando abandonaremos nossas esposas quando elas mais precisam (gravidez, filhos pequenos, doença etc.), só porque nossos desejos sexuais não podem ser satisfeitos temporariamente? Será que nosso amor por elas se resume apenas a isto? Se assim for, somos os mais dignos de pena, pois nossas amigas Araras Azuis de Lear, consideradas “animais irracionais”, nos superaram.
Nosso amor tem que ir além, não pode ser um sentimento mesquinho de posse, não podemos considerar nosso cônjuge um objeto, mar verdadeira imagem e semelhança de Deus, que é o próprio Amor, amor capaz de dar a vida pelo outro (Ágape). Muito já se falou que o amor não é apenas um sentimento, mas uma decisão, decisão assumida diante de Deus, nos comprometendo a sermos fiéis apesar das diferenças de opinião, diferenças culturais, doenças, dificuldades financeiras, por toda a vida. É difícil? Claro que é! Mas não é impossível, quando nos deixamos guiar pelo amor de Deus, quando olhamos para nosso cônjuge com os olhos d’Ele.  Desta, pois, o belo exemplo desta admirável criatura de Deus, e sejamos como ela, reflexo do Nosso Criador.

Oscar da Mônica
Eq.43B- N.S. da Sagrada Família 
Fortaleza  - CE
   
                                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário