domingo, 26 de agosto de 2012


Meditando em equipe

Popularmente tido como aziago, do ponto de vista litúrgico, Agosto é o contrário: é o mês feito a gosto para cada um repensar e reavaliar a sua própria vocação no seio da Igreja. Nesse sentido, é de suma importância a exortação que nos faz o apóstolo Paulo: “Exorto-vos eu, o prisioneiro no Senhor, a andardes de modo digno da vocação a que fostes chamados” (Ef 4,1). A cláusula “de modo digno” obviamente aponta para um verdadeiro embasamento espiritual, qualquer que seja a nossa vocação na seara divina. Caso contrário, estaríamos a construir sobre areia, fadados ao fracasso. Pedro, bem humano como todos nós, conclui: “Como é santo Aquele que vos chamou, tornai-vos também vós santos em todo o vosso comportamento, porque está escrito: Sede santos, porque Eu sou santo” (1Pd 1,15-16).





Escuta da Palavra em 1Pd 1,12-23

Sugestões para a meditação:
1. Explique esta frase: “Fostes regenerados, não de uma semente corruptível, mas incorruptível” (v. 23).
2. O que Pedro quer dizer com “o tempo do vosso exílio” (v.17)?
3. Como entender esta expressão: “ponde toda a vossa esperança na graça” (v.13)?
4. E esta: “Cristo, conhecido antes da fundação do mundo” (v.20)?

Frei Geraldo de Araujo Lima, O.Carm.


Oração Litúrgica

“Me chamaste para caminhar na vida contigo; 
Decidi para sempre segui-te, não voltar atrás! 
Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma... 
É difícil agora viver sem lembrar-me de Ti. 
Te amarei, Senhor! Te amarei, Senhor! 
Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de Ti! 
Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem respostas. 
Eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de Ti; 
Mas tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido: 
É difícil agora viver sem saudades de Ti. 
Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário, 
Pois conheces a minha fraqueza e o meu coração... 
Vem, ensina-me a viver a vida na tua presença. No amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário