quinta-feira, 27 de setembro de 2012


A palavra se fez homem

Queridos irmãos:

Conta-se que certa filha visitava a mãe de tempos em tempos. Nessas visitas, a filha só falava, e a mãe só escutava; não tinha chance para dizer nada. Muito delicadamente, a mãe pediu à filha que não demorasse tanto em vê-la. E assim aconteceu. As visitas tornaram-se amiúde. Esse fato fez que a filha esgotasse todo seu repertório e, ao mesmo tempo,percebesse que estava perdendo a oportunidade de escutar os conselhos preciosos de sua mãe. A partir de então, a cada visita, mais e mais frequente, silenciava o coração e, com muita atenção e desejo, sentava-se aos pés da mãe para escutá-la.
Esta historieta nos fez imaginar-nos sentados aos pés de Cristo, repousando nossa cabeça sobre sua perna e, atentamente, escutando o que Ele tem a nos dizer. Afinal, a Palavra rompeu o silêncio, disse o nosso nome, deu um projeto à nossa vida (Cardeal Martini). Cabe, pois, ao homem escutá-La. “Nos tempos antigos, Deus falou de muitos modos por meio dos profetas. Nos períodos finais em que estamos, falou a nós por meio de seu Filho” (Hb 1.1). E quem nos pede para escutarmos a Palavra é a Mãe, o Pai, e o próprio Jesus:
A Mãe, certa da divindade do Filho, nos diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser!” (Jo 2,5). Ela sabe que, escutando-o, nos deixaremos seduzir. O Pai nos dá um conselho que encerra o segredo de toda a santidade com uma só palavra: Escutem-no!enquanto nos aponta o seu Filho bem amado (Mt 17,5). E Jesus, cercado de discípulos, afirma que quem escuta sua palavra e a põe em prática, constrói sua casa sobre a rocha (Mt 7,24).
O Filho é a palavra. E essa palavra vem até nós através da Bíblia. “Aí encontramos o Cristo preparado, anunciado, vindo para o meio de nós” (H.Caffarel).
Escutá-la é o mesmo que acolher o Cristo.
Amados equipistas, neste mês da Bíblia, sugerimos reforçar este Ponto Concreto de Esforço, que é a Escuta da Palavra, e deixar espaço para o silêncio da escuta,
 como sugeria Bonhoeffer:
Façamos silêncio antes de ouvir a Palavra, a fim de que nossos pensamentos 
estejam dirigidos para a Palavra.
Façamos silêncio depois da escuta da Palavra, porque ela ainda nos fala,
 vive e habita em nós.
Façamos silêncio só por amor à Palavra.
Unidos em oração
                                                                                                                                                                   
Cida e Raimundo 
CR Super-Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário