quinta-feira, 27 de setembro de 2012


Meditando em equipe

Setembro foi escolhido para ser o Mês da Bíblia por conta de São Jerônimo, cuja festa fecha o dito mês: dia 30. Conhecido como “príncipe dos tradutores” e nosso exegeta maior, Jerônimo alia a uma enorme cultura literária uma também enorme sensibilidade espiritual, além da humana qualidade de ser uma alma apaixonada, excessiva tanto nos seus ódios como nos seus amores, capaz de levar a termo qualquer projeto empreendido.
O papa Dâmaso I, que o tinha como secretário, encarregou-o de traduzir a Sagrada Escritura a partir dos textos originais, de modo a fornecer uma leitura acessível aos fiéis nas assembleias litúrgicas. Nesse trabalho, que durou cerca de vinte e cinco anos, São Jerônimo derramou o seu talento, doando à Igreja um tesouro inestimável. Sua Bíblia, denominada Vulgata, apresenta-se até hoje como o texto oficial, garantido pela autoridade da Igreja.

Escuta da Palavra em 2Tm 3,10-4,5

Sugestões para a meditação:
  • Comente a utilidade da Bíblia a partir do v. 3,16
  • Traga para a realidade de hoje este inciso de Paulo: “tu sabes de quem o aprendeste” (v. 3,14; cf. 1Tm 1,5.13).
  • Você se encaixa nos quadros do v. 4,2?
  • Você concorda com o que Paulo afirma no v. 3,12?
Frei Geraldo de Araújo Lima, O.Carm.

Oração Litúrgica


“Apego-me aos teus testemunhos, Javé não me deixes envergonhado. 
Corro no caminho dos teus mandamentos, pois tu alargas o meu coração. 
Indica-me, Javé, o caminho dos teus estatutos, eu quero guardá-lo como recompensa. 
Faze-me entender e guardar tua lei, para observá-la de todo o coração. 
Guia-me no caminho dos teus mandamentos, pois nele está meu prazer. 
Inclina o meu coração para os teus testemunhos, e não para o proveito. 
Evita que meus olhos vejam o que é inútil, dá-me vida com tua palavra. 
Confirma tua promessa ao teu servo, para que sejas temido. 
Desvia de mim o ultraje que eu temo, pois tuas normas são boas. 
Eis que eu desejo teus preceitos, dá-me vida pela tua justiça” (Sl 119,31-40).


Nenhum comentário:

Postar um comentário