quinta-feira, 27 de setembro de 2012

“Tinham um só coração e uma só alma” (At 4,32)


O mês de setembro nos traz a expectativa das reuniões de interequipes ou equipes mistas. Trata-se de momento maravilhoso e privilegiado, pois temos a oportunidade de conhecer novos casais que partilham do mesmo carisma equipista. A troca de experiências enriquece cada vez mais a vida equipista. A vida de equipe é um meio concreto de ajudar os casais a caminhar para o Senhor e dar testemunho d´Ele.
Há muitos casais que, às vezes, estando com dificuldade no relacionamento ou por outros motivos, não querem participar da sua reunião de equipe para não tornar aparente a sua dificuldade. Os casais que insistem e vão assim mesmo, muitas vezes encontram respostas para as suas dificuldades e desentendimentos, justamente na reunião de Equipe; é a ação de Deus.
Dizia o Pe. Caffarel: “Onde se podem formar essas testemunhas de Cristo, esses santos dos tempos modernos, chamados a afrontar semelhantes riscos? Em suas paróquias, nos seus movimentos, de Ação Católica, nos retiros, na direção de consciência... Do mesmo modo que os eremitas sentiram bem depressa a necessidade do ambiente e da amizade fraternal dos mosteiros, assim também os cristãos casados têm necessidade de não ficar isolados para o duro combate da santidade, e precisam de uma formação espiritual ao seu estado cristão de vida” (O Amor e a Graça).
Por isso, formamos equipes (comunidades de casais) para nos entreajudarmos a atingir o nosso ideal. É assim que, ao longo dos seus mais de sessenta anos de história, as Equipes têm dado provas de uma grande capacidade para formar casais cristãos à luz do Evangelho. Assim, as Equipes são autênticas comunidades de fé. “Na sua reunião de equipe vocês vão encontrar o Cristo que está aí presente, conforme o prometeu; e, por sua vez, o Cristo dá-lhes o Espírito. E o Cristo, pelo Espírito, leva-os a voltarem-se para o Pai, para cantar o louvor do Pai e para orar por todos os irmãos” (Pe. Caffarel).

Um abraço com carinho.
No Coração de Jesus,
Pe. Miguel Batista, SCJ.
SCE da Super-Região Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário