quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Vocação: viver, amar e servir

Na vida cristã, vocação é um chamado de Deus, que nos convida, interpela e chama. A todo chamado cabe-nos dar uma resposta.
Importante relembrar que “Deus criou o homem à sua imagem: a imagem de Deus ele o Criou: e os criou Homem e Mulher” (Gn1). Deus nos quis, elegeu e nos deu a vida. Pelo nosso Batismo nascemos para Deus; confirma-se que estamos inseridos 
no   seu Plano da Criação e no seu infinito Amor.
Enviou-nos Jesus Cristo. E, apesar de sua divindade, quis que se fizesse humano. Ele faz a experiência de vida humana, divinizou-a pela sua divindade, e fazendo a vontade do Pai. Ensinou-nos a fazer o mesmo por meio de nossa fé, pela escuta da palavra, da oração e dos serviços que podemos prestar a Ele e aos outros.
Jesus nos revela: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10). “Nos desígnios de Deus, cada homem é chamado a desenvolver-se, porque toda a vida é vocação” (João Paulo VI). Logo, a vida é nossa primeira vocação para caminharmos rumo à perfeição, a santidade e conquistarmos a vida eterna.
No batismo assumimos a vocação cristã, nos tornamos filhos e povo eleito de Deus, chamados por Jesus Cristo para sermos seus seguidores e testemunhas. Ele é o caminho e nos convoca a fazer o que Ele fez. Ele fez a vontade do Pai:
...Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra”(Jo 4,34); “Eu vim não para ser servido, mas para servir e dar a vida como resgate em favor de muitos” (Mc 10,45); deu sua vida e ressuscitou por todos nós e nos deu o mandamento do amor: “Eu dou-vos um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês,  
vocês devem se amar uns aos outros” (Jo, 13,34).
Seguir Jesus Cristo, como membros de sua Igreja, é assumir a fé cristã e a vocação específica dentro do Plano de Deus, quais sejam: da Ordem, da Vida Consagrada, do Matrimônio, ou permanecer solteiro. Em cada uma das vocações, a mística é a mesma: Jesus Cristo é o centro, e é a partir d´Ele que tudo se realiza, porém diversos são os carismas e dons de quem nelas ingressam por opção.
Convoca-nos a viver a vida em comunidade, na comunhão e na fraternidade, caminhando à santidade e à perfeição com Ele e por Ele. Ele é a vida e o amor.
Nele nossa vida como vocação é a chama que não se apaga, e para isso nos dá como presente o Sacramento do Matrimônio, mediante o qual nos envolve com sua graça e amor, para que nós, casais cristãos, possamos vivenciar nossa vocação, 
que é constituir famílias estruturadas, amadas e felizes.
Nós equipistas optamos pelo Sacramento do Matrimônio para vivenciar dia a dia a espiritualidade conjugal, sendo cada cônjuge responsável pela santificação do outro e, juntos, responsáveis pela criação e a educação dos filhos na fé cristã, e testemunhando a vocação conjugal e familiar a todos os casais, especialmente aos casais em dificuldade e àqueles cujos valores não estão alicerçados no amor de Deus.
Além disso, os Temas de Estudo dos últimos anos e fortemente o deste ano nos levam à reflexão de que devemos estar preparados para participar nas atividades pastorais fora do Movimento, o que sinaliza a nossa vocação de casal equipista a serviço da evangelização, tais como: o acompanhamento de equipes jovens, preparação para o matrimônio, a participação na caminhada de casais jovens ou recémcasados, a assistência ou acompanhamento a casais em dificuldade, bem como dos divorciados recasados.
Portanto, amigos, vamos viver, amar e servir, oferecendo nossa vida conjugal como vocação ao Senhor, testemunhando o seu amor e nos colocando como operários de sua messe.
Rogamos a nossa mãe Maria que interceda por todos nós, para que sejamos iluminados pelo Espírito Santo e nos conceda a graça de assumir nossa vocação, sendo os protagonistas, apóstolos, discípulos e missionários, buscando fazer a Vontade de Deus e não a nossa.


Olga e Nei CR Província Centro-Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário